CONHEÇA O PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram Ensino, Pesquisa e Extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um professor tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e que atendam às necessidades do próprio curso de graduação.

O programa tem como objetivo impactar positivamente na graduação e contribuir para que a Universidade atinja seu objetivo maior de produzir, difundir e utilizar o conhecimento para beneficiar a sociedade como um todo. Todas as atividades realizadas são fundamentadas em um dos principais ideais do PET, a educação tutorial.

O PET é um programa que contribui imensuravelmente tanto para a graduação quanto para a sociedade, já que proporciona aos alunos da graduação, “PETianos” ou não, vivenciarem experiências não presentes na estrutura curricular do curso, visando uma formação acadêmica mais completa e também entrarem em contato com valores relacionados a consciência social, cidadania, ética, contato esse que em alguns casos não recebe a devida importância das instituições de ensino superior. O PET também estimula os graduandos a terem consciência de seu papel em relação ao curso, à universidade e à sociedade.

O PET do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi criado em maio de 1992, ou seja, ainda na época do antigo Programa Especial de Treinamento e, desde então, tem desenvolvido diversas atividades, sempre visando uma melhoria do curso de Engenharia Civil da UFC. Atualmente, o PET CIVIL – UFC realiza 17 atividades, distribuídas entre ensino, extensão e pesquisa, além de 10 atividades administrativas, e é composto, atualmente, por 16 graduandos e um professor tutor.

Trabalhando como um grupo de educação tutorial, onde ocorre uma aprendizagem bilateral entre professores e alunos, vários professores tutores passaram pelo PET CIVIL – UFC, sendo um importante facilitador do grupo PET. O atual tutor do grupo é o Profº Dr. Alexandre Araújo Bertini, do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil (DEECC).

Nossa Missão

“Por meio da educação tutorial contribuir para a melhoria do curso de engenharia civil a partir de atividades de ensino, pesquisa e extensão, potencializando ainda a formação dos integrantes do programa.”

Nossa Visão

“Ser referência para os grupos PET do Brasil e manter uma atuação relevante para a Universidade e para a sociedade.”

Nossos Valores

Profissionalismo

Sinergia

Proatividade

Excelência Acadêmica

Espírito Crítico

Liderança